Aluguel residencial tem aumento de 4,34% em janeiro, após queda de 1,16% em dezembro, segundo FGV

Aumento significativo do aluguel preocupa os Brasileiros em 2024

Aluguel residencial tem aumento de 4,34% em janeiro, após queda de 1,16% em dezembro, segundo FGV

Os valores dos aluguéis residenciais aumentaram 4,34% em janeiro, após uma queda de 1,16% em dezembro, de acordo com informações do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Em um período de 12 meses encerrado em janeiro, o índice registrou um aumento de 7,60%, em comparação com o avanço de 7,46% observado nos 12 meses anteriores, indicando uma tendência de crescimento.

O IVAR foi desenvolvido para acompanhar a evolução mensal dos valores dos aluguéis residenciais no mercado imobiliário brasileiro, com dados obtidos diretamente de contratos entre proprietários e inquilinos, intermediados por empresas de administração de imóveis. Anteriormente, a FGV baseava-se em informações de anúncios de aluguel residencial, não refletindo os valores efetivamente negociados.

Quanto aos resultados nas quatro capitais incluídas no índice da FGV, o aluguel residencial em São Paulo passou de uma queda de 1,62% em dezembro para um aumento de 3,66% em janeiro. No Rio de Janeiro, o índice subiu de uma queda de 3,30% para um aumento de 1,29% no mesmo período. Em Belo Horizonte, houve uma mudança de alta de 0,68% para uma queda de 0,16%, enquanto em Porto Alegre, o aluguel aumentou de uma queda de 0,10% para um aumento de 9,86%.

No acumulado de 12 meses, os aluguéis tiveram um aumento de 5,73% em São Paulo, 10,55% em Belo Horizonte, 8,10% no Rio de Janeiro e 7,44% em Porto Alegre.

Para mais notícias do mundo financeiro, acompanhe nossos conteúdos aqui no site!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários