Whatsapp clonado: o que fazer e como evitar

Teve whatsapp clonado e quer evitar os golpes? Veja as dicas que separamos pra você!

Whatsapp clonado: o que fazer e como evitar

Nos últimos anos, quase todo mundo está usando cada vez mais o WhatsApp. Não é mesmo? 

No Brasil, 99% dos telefones possuem o aplicativo.Mas toda essa fama tem um lado negativo.Atraímos a atenção de pessoas que querem tirar vantagem de nós e aplicar golpes em outras pessoas.

Para se ter uma ideia, o Brasil foi o campeão de fraudes no WhatsApp no ​​ano passado. E os criminosos são muito espertos! Eles usam diversas táticas, como enviar mensagens se passando por bancos ou até mesmo oferecer promoções malucas.

O objetivo é sempre o mesmo.A ideia é incentivá-lo a compartilhar suas informações pessoais e cometer fraudes.O pior caso é quando você clona o WhatsApp.Assim, eles não apenas terão acesso a tudo, mas também poderão se passar por nós e falsificar nossas informações de contato. É uma baita dor de cabeça e um grande risco. 

Por isso, achamos importante trazer essas dicas pra você.Falaremos sobre esse golpe e daremos algumas dicas bem úteis sobre o que fazer caso você note algo estranho em sua conta.

A arte da fraude: compreendendo o “jogo” do fraudador

Você já recebeu uma mensagem atraente sobre uma grande promoção, sorteio ou notícia incrível que “todos deveriam saber”?No mundo que nos interessa, árbitros inteligentes encontraram maneiras de tirar vantagem disso.

Vamos dar uma olhada nesse universo e entender como funcionam os “pescadores” modernos.Isso o ajudará a evitar clicar em links suspeitos.

Isca Perfeita = Pesca

Tudo começa com “phishing”, que a tradução é  “pesca”. E é exatamente isso que acontece! Golpistas criam “iscas” irresistíveis para “pegar” pessoas desatentas.

Desconfie de tendências ou negócios que parecem bons demais para ser verdade.Você cairá na teia deles quando menos esperar.

A arte do engano

A estratégia é simples, mas bem pensada.Esses golpistas usam títulos populares.Pode ser uma venda imperdível, um artista popular ou uma falsa promessa de emprego.

Exemplo: “O Mercado Livre agora tem um local que oferece empregos onde você pode ganhar mais de 3 mil reais.”O mais importante para eles é despertar nosso interesse e emoções. E aí você cai no famoso “clique da morte”. 

Para você não cair na isca, clicar num link perigoso ou preencher um formulário, preparamos informações valiosas numa bandeja de prata.Não estamos falando apenas de dados como nomes e endereços, mas também de dados que podem ser usados ​​de forma maliciosa, como senhas, números de cartões e até documentos.

O prêmio principal é a fraude financeira

Agora, com esse tesouro, os criminosos dão o grande passo da fraude financeira.Isto pode manifestar-se de várias maneiras, desde compras online feitas em nosso nome até à criação de contas falsas para solicitar crédito!

Eu pessoalmente sofri golpes em 2020 usando minhas informações para abrir contas bancárias e solicitar cartões de crédito.Infelizmente, só descobri depois que o nome deu negativo.É uma dor de cabeça absurda para lidar com tudo isso.

Dica de ouro: Desconfie sempre de mensagens altamente atrativas ou urgentes e nunca compartilhe dados sem verificar a origem. Lembre-se: você nunca pode ser muito cuidadoso no mundo online.

Segmentos mais direcionados: pré-visualização das preferências dos golpistas

Sabe quando você pede uma pizza deliciosa num sábado à noite e decide esperar a entrega? Ou quando você vê um grande desconto em uma loja online e começa a sonhar com a chegada do pacote?

Alguém está observando enquanto ficamos sentados, ansiosos e esperando. Eles encontram suas preferências e preparam anúncios perfeitos pra chamar sua atenção. 

Listamos abaixo vários golpes comuns nos dias de hoje. Veja: 

1- Fraude de entrega – Serviços de entrega (27,38%)

Ah, serviço de entrega! Quem pode resistir a eles?Definitivamente não é um golpista! É o item mais popular e lidera a lista com 27,38%.Esses golpistas podem se passar por representantes de atendimento ao cliente, enviando links falsos para “rastrear seu pedido” ou até mesmo cobrar taxas extras. Afinal, quem não quer saber onde está aquele alimento ou produto tão esperado? 

2- E-commerce e vitrine de desejosloja virtual (15,56%)

As lojas virtuais ficam em segundo lugar.15,56%, esses sites são um verdadeiro playground para golpistas.Eles criam sites falsos e ofertas ridículas e até se passam por representantes de atendimento ao cliente para resolver “problemas” com seu pedido.

Dica de ouro: Certifique-se sempre de que o site é seguro e esteja atento a ofertas falsas.Nenhuma empresa dá nada de graça!

3- Sistemas de pagamento e bancos (10,39%) 

Os sistemas de pagamentos e bancos ficaram em terceiro lugar com 10,39%.Esta parte do país é uma mina de ouro para criminosos.Afinal, quem não ficaria surpreso ao ver uma mensagem de aviso de “atividade suspeita” ou “problema na conta”?Os golpistas usam a distração para nos induzir a clicar em links maliciosos ou a fornecer nossas informações bancárias.

Dica de ouro: os golpistas mudam constantemente suas estratégias, então quanto mais informações você tiver, melhor.E caso receba uma mensagem ou e-mail suspeito, verifique as informações oficiais da empresa ou entre em contato diretamente.

A era digital pós-pandemia:

Quando o WhatsApp se torna o shopping da esquina

Quem imaginaria que um pequeno aplicativo se tornaria um centro de relacionamentos, compras e bate-papo com aquela tia distante que gosta de enviar GIFs animados? 

O mundo digital está fervilhando enquanto todos nós ficamos sentados em casa aguardando ansiosamente a próxima temporada de nossas séries favoritas. 

Vamos considerar este cenário: Migração digital massiva

Antes da pandemia, ir ao banco ou fazer compras em uma loja física eram atividades rotineiras. Mas então veio o COVID-19 e de repente tudo mudou.Adaptamo-nos rapidamente e o mundo digital tornou-se o nosso novo quintal.Bancos, compras, reuniões de trabalho e vários outros afazeres 100% online! 

WhatsApp: 

Esse boom digital já fez do popular WhatsApp quase um objeto por aqui.Imagine: o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones do Brasil!

Isso significa que 99 em cada 100 brasileiros têm por perto um pequeno shopping, um banco e um cinema, por exemplo. 

Mas nem tudo é perfeito

Essa super conexão também era muito perigosa.À medida que mais e mais pessoas fazem transações on-line e usam o WhatsApp para tudo, desde pedidos rápidos de comida até compras de carros, os fraudadores têm uma oportunidade de ouro.

Links suspeitos, mensagens assustadoras, “anúncios que não fecham”…O cardápio de golpes é diversificado. 

Dica de ouro: fique sempre atento a boas ofertas e spam. E se sua irmã distante pedir para você enviar dinheiro com urgência pelo WhatsApp, ligue e confirme antes de enviar o dinheiro.Aqui acreditamos que informação é poder.E na era digital, a conscientização é o nosso maior poder.Entenda os golpes no mundo digital e proteja-se deles.

Ah, o mundo digital! Por um lado, tornou a nossa vida infinitamente mais fácil e, por outro, trouxe desafios sem precedentes.Imagine que você está em uma rua vazia de uma cidade grande.Muitas pessoas, sinais luminosos e negócios por toda parte.Nesse caos controlado você quer garantir sua segurança, certo?Este é um mundo virtual.Aqui estão algumas maneiras de se proteger enquanto desfruta de todas as maravilhas da era digital.Cuidado com o “agora ou nunca”.

Você já recebeu uma mensagem dizendo que esta é sua última chance ou que precisa agir agora?. Pare e pergunte a si mesmo: “Isso faz sentido?”

Comunicações altamente urgentes são frequentemente utilizadas para atrair vítimas.A urgência pode atrapalhar seu julgamento e fazer com que você tome decisões precipitadas.

Nem tudo que reluz é ouro

Grandes negócios podem ser tentadores.Principalmente se parecer necessário. Mas lembre-se: se algo parece bom demais para ser verdade, muitas vezes não é.

Antes de clicar nesta oferta incrível, dê um passo para trás e faça uma pesquisa rápida. Você pode ver que esta “grande campanha” não é muito lucrativa. Você está lidando com uma fraude em potencial!

Seja qual for o caminho que você seguir, tenha cuidado!

No mundo da Internet, um clique pode fazer a diferença entre um dia normal e um pesadelo digital.Portanto, se você receber links e mensagens, mesmo de contatos conhecidos, tenha paciência. Analise o endereço.Verifique se há algo estranho ou inconsistente.E na dúvida é melhor não correr o risco.seu guarda-costas virtual

Parece técnico, mas é simples.Invista em uma boa solução de segurança na web.Não estamos falando apenas de programas antivírus, mas também de extensões de navegador que detectam sites suspeitos e criam uma barreira virtual entre o usuário e possíveis ameaças.Pense nele como um guardião silencioso, sempre pronto para protegê-lo.

Simplificando, o mundo digital é lindo e cheio de possibilidades e conveniências.No entanto, como qualquer grande metrópole, é preciso cautela e cautela.Esta experiência irá ajudá-lo não apenas a navegar, mas também a fazê-lo com segurança e tranquilidade.Lembre-se: a prevenção é sempre sua melhor amiga no mundo digital.

Passo a passo: como recuperar uma conta clonada do WhatsApp

1- Observe se você pode estar desconectado da sua conta ou não conseguir enviar ou receber mensagens. 

2- Excluir WhatsApp: Encontre o ícone do WhatsApp em seu smartphone, clique nele e selecione “Excluir” ou “Excluir”. 

3- Reinstale o aplicativo: Acesse a app store (Apple Store para iPhone ou Google Play para Android) e baixe a versão mais recente do WhatsApp.

4- Autenticação: Ao abrir um aplicativo recém-instalado, sempre insira seu número de telefone começando pelo código do país (por exemplo, 55 para o Brasil).Obtenha o código e insira-o. Um código de 6 dígitos será enviado via SMS.Digite este código na tela de confirmação. 

Está tendo problemas para trocar de cartão SIM? Aqui está o que você precisa fazer:

Ligue para a operadora imediatamente: Encontre o número de atendimento ao cliente da operadora e ligue.Relate o que aconteceu. Ao responder, explique que você suspeita de uma troca de SIM e solicite uma análise da última atividade do número de telefone.

5- Bloquear imediatamente: Caso veja algo suspeito, solicite o bloqueio do chip comprometido.Substituição: Visite a loja oficial ou o quiosque da operadora o mais rápido possível para solicitar um novo chip.

6- Entre em contato com o suporte do WhatsApp

Prepare seu e-mail: Abra sua plataforma de e-mail e comece a redigir uma nova mensagem.Para: Digite [email protected] no campo Para.

Limpar cabeçalho: coloque “Conta duplicada” no cabeçalho para identificação rápida.Os detalhes são importantes.Primeiro, insira o seu número de telefone em formato internacional no corpo do e-mail (por exemplo, 5511999999999).Descreva o problema com o máximo de detalhes possível, inclusive quando você descobriu a duplicação e quaisquer outros eventos relevantes.Aguarde uma resposta: A equipe de suporte do WhatsApp geralmente responde a esses problemas, mas pode levar algum tempo para responder.

7- Notificar contatos

Escolha uma ferramenta: pense em como você pode entrar em contato com seus contatos: telefone, SMS, e-mail ou outros aplicativos.Seja direto. Explique resumidamente que sua conta foi comprometida e que mensagens suspeitas vindas de seu número de telefone devem ser ignoradas.

Caso perceba algum comportamento incomum, denuncie e peça para ser informado. Tome medidas contra atividades suspeitas.

8- Relatórios no aplicativo: se alguém lhe enviar uma captura de tela de uma chamada suspeita para o seu número de telefone, denuncie diretamente pelo aplicativo.

9- E-mail de suporte: Se você acha que a situação continua e fica cada vez mais complicada, relate o incidente ao Suporte do WhatsApp.

PRIVACIDADE

WhatsApp Web: Toque nos três pontos no aplicativo WhatsApp (ou Configurações no iPhone) e selecione WhatsApp Web.Desconecta todas as sessões ativas. 

Backup seguro: para Configurações, Bate-papo, Backup de bate-papo. 

Certifique-se de que os backups automáticos estejam ativados e em execução regularmente.Restaurando a mensagem

Verifique a data do último backup: Você ainda pode verificar a data do último backup nos backups de bate-papo.

Restaurar: se o último backup foi antes da replicação e suas mensagens foram perdidas, selecione Restaurar para restaurar as conversas deste último backup válido.Se você tiver alguma dúvida, também pode ler todos os guias de suporte do WhatsApp clicando aqui.

Seguindo este guia passo a passo detalhado, você estará melhor preparado para a infeliz situação em que seu WhatsApp for clonado novamente e saberá como recuperar e proteger sua conta de maneira eficaz. 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários