Muitas pessoas já sentem a crise e, nesse cenário, temos visto, cada vez mais, dificuldades no brasileiro de pagar todas as contas todo mês. Pagar com atraso chega a ser inevitável, mas será que existiria alguma forma de sair menos prejudicado nesse situação? Aqui você confere uma série de contas que todo brasileiro tem e quais são os riscos de multas que o atraso delas podem causar para que você possa escolher a que menos te trará consequências no futuro.
Você também precisa saber que o risco de seu nome ficar sujo é grande. Mesmo que tenha uma série de coisas e justificativas para atrasar uma conta, esse risco também é inevitável e isso é o ponto principal para você analisar, em?
Contas e seus riscos de atraso:
Água e gás: Em cada estado a água tem uma empresa responsável e seu regulamento particular. Geralmente é cobrado uma multa de 2% na água, juros de 1% e pode ser cortado a partir do atraso de uma conta se eles já tiverem dado um aviso prévio de 30 dias. Se ainda assim, depois do corte, a conta não for paga, seu nome pode ser encaminhado para o SPC/Serasa.
Já o gás é particular de cada estado. Na maioria você compra e já paga no dia, como uma mercadoria comum.
Energia elétrica: na energia elétrica a Aneel, por exemplo, tem um padrão de multa de 2% e juros de 1% ao mês nos atrasos. Também tem correção monetária. E nesse caso, pode ser cortado com mais facilidade, com uma conta em atraso após um aviso da empresa responsável.
O cliente tem 15 dias para quitar o débito e não ter seu nome sujo no SPC/Serasa.
Condomínio: nesse caso, pode ser mais um problema. O dono pode perder o imóvel se o atraso for grande. Se você estiver sendo inquilino pode ser mandado embora do local. A multa também tem um padrão de 2% e os juros circulam em torno de 1%.
Telefone fixo, TV por assinatura e internet: nesse caso, todos esses são responsabilidade da ANATEL. A regulamentação diz que após 15 dias de atraso, essas empresas cortem o serviço. O consumidor vai ser avisado nesse período e tem um tempo limite para os que pagaram por boleto(já que o pagamento demora algumas horas, ou dias para ser debitado). Nesse período o corte pode ser parcial. Como por exemplo diminuir a velocidade da internet, cortar minutos de ligação do telefone e ter apenas canais abertos na TV.
Depois de 30 dias poderá ser suspenso em 100%. Após mais 30 dias o contrato é suspenso e seu nome será encaminhado para SPC/Serasa.
A multa é de 2% e os juros são de 1% ao mês, sendo proporcional ao dia.
Dívidas bancárias: essas são as que mais trazem problemas a longo prazo. O cartão de crédito, por exemplo, cobra os juros mais caros do mercado. Pode chegar a 360,6% ao ano. A consequência pode ser o nome no SPC e como as taxas são bem altas, pode ser mais complicado quitar.
Caso você esteja analisando atrasar alguma conta, que tal pensar num empréstimo pra te ajudar a sair das dívidas?
Clique aqui agora e solicite seu empréstimo de forma rápida, online, segura e não atrase mais nenhuma conta!